Qual é o tamanho de Deus? Quando me ocorreu esta pergunta, me senti como uma criança diante de uma enorme montanha, esperando que fossem se abrindo entradas mágicas, secretas, caminhos, labirintos, que me levassem ao tesouro que eu sabia ali existir. O tesouro era a resposta, que começou a chegar em fragmentos de memórias, remotas e recentes, me deixando fascinado, como o artista que descobre a escultura que sempre esteve no mármore.
Outro dia estava subindo a Borges de Medeiros e tive que parar o carro na esquina com a Venâncio, porque o sinal fechou. Olhei para o lado e vi um homem encostando a cabeça no galho mais baixo de uma pequena árvore que tem na calçada do quartel da 6ª Brigada, como se estivesse medindo sua altura. Ato contínuo, deu uma volta em torno da árvore e por fim a abraçou. Tive que arrancar porque abriu o sinal, mas fiquei com a impressão de que ele estava fazendo um ritual e conversando com a árvore. Não sei qual era sua intenção verdadeira, mas eu vi Deus ali.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Os xamãs chamam as árvores de povo em pé e dizem que elas são as responsáveis pela manutenção da nossa vida, além do que elas se interligam por baixo da terra em permanente conversação, em sua linguagem própria. São Francisco chamava o sol de irmão e a lua de irmã. Tudo é expressão de Deus. Gosto muito, por exemplo, das nuvens. Para mim, elas dizem tanto quanto as ondas do mar, no seu eterno ir e vir. Parece que são sempre as mesmas, mas nenhuma nuvem e nenhuma onda é igual à outra.
Deus está em todos e em tudo, não é um ser abstrato nem distante, está em nós e em tudo que nos cerca, é alimento e remédio para o corpo e para a alma, resposta para nossas dúvidas e compreensão para todos os problemas que nos afligem. O que precisamos é nos conectar com Ele, beber desta fonte inesgotável de energia pura, buscá-lo em oração e na prática do bem.
Deus simplesmente é. Seu tamanho é o que lhe damos, e está na capacidade que temos, através dele, de transformar a nossa vida e de tantos mais que pudermos. Agora e depois.
Trânsito parado
Trevo do fórum, cruzamento da Avenida Dores com as ruas Euclides da Cunha, Pedro Lôndero e Alameda Buenos Aires, continua sendo um dos maiores gargalos do trânsito de Santa Maria. Congestionamentos enormes se repetem diariamente, levando motoristas a pedirem providências urgentes para um problema antigo. Presença de agentes de trânsito nos horários de maior movimento poderia pelo menos amenizar a situação, porque a passagem para quem precisa atravessar a via depende da boa vontade de quem anda pela preferencial.
Grandes e pequenas obras
Prefeitura vem realizando obras importantes. A Perimetral Sul-Leste, 6 km, ligando a BR-392 e a BR 287, da Estância do Minuano até a entrada de Pains, está bastante adiantada. As duas pontas, 2 kms de cada lado, estão concluídas, restam apenas os 2 km do meio para completar toda a ligação.
Outra é a pavimentação, com sinalização, da Duque de Caxias, da Bozano até a Avenida Medianeira, com custo orçado de R$ 900 mil e prazo de conclusão em até 60 dias. Tudo já devidamente noticiado e celebrado.
Não pode, porém, descuidar das obras pequenas, mas não menos importantes. Morador da Rua Comissário Justo, nº 1631, está há vários meses sem poder tirar seu veículo da garagem porque o pátio sofreu novo afundamento. É a repetição de um problema antigo, que já foi tratado, mas ainda não foi resolvido. Novo protocolo, PM 441, é de julho. Situação preocupa também outros moradores da vizinhança.
Quando novembro vier
A autorização do repasse de R$ 110.973.340,80, concedido pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) à Rota de Santa Maria, conforme já foi já foi divulgado, não causará impacto imediato no aumento da tarifa de pedágio, por enquanto. A revisão ordinária, feita anualmente em meados de agosto e setembro, ocorrerá em novembro, já que a análise está sendo realizada pelas diretorias técnicas e pelo relator da matéria .
Audiência pode trazer novidades para a 287
Convite do Secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, ao prefeito Rodrigo Decimo e à Comissão Especial da Câmara de Vereadores, integrada por Marcelo Bisogno, Sid Pereira e Guilherme Badke, foi recebido com surpresa e boas expectativas. O encontro será quarta-feira, dia 29, em Porto Alegre. Antecipação da duplicação da RSC-287 no trecho de Santa Maria e extinção da cobrança de pedágio para os moradores do distrito da Palma, fazem parte da pauta da Comissão Especial da Câmara.
Cinema Italiano
De 29 de outubro a 29 de novembro, ocorrerá o 20º Festival de Cinema Italiano no Brasil, com histórias que celebram a cultura da Itállia. O evento apresentará filmes premiados e narrativas carregadas de muita emoção. A programação completa do festival para a região central do Rio Grande do Sul poderá ser conferida no Instagram da Associação Italiana de Santa Maria, pelo @aismrs.
Militares Espíritas
Cruzada dos Militares Espíritas, Núcleo de Santa Maria, promoverá palestra com o General de Divisão R1 José Fernando Iasbech, de Campinas, São Paulo, dia 31 de outubro, às 10h, no auditório da 6ª.Bda Inf Bld, Avenida Borges de Medeiros. O evento é aberto a todos os militares, familiares e civis.
Missa no Astrogildo
Neste sábado, dia 25, voltará a acontecer a missa tradicional na Capela do Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo. Aberta ao público em geral, a celebração ocorrerá todos os sábados, às 17h.
A vida continua, nesta e em outras dimensões!